Página Inicial > Notícias - PE > IFMA oferta 500 vagas em pós-graduação a distância em Pedreiras

IFMA oferta 500 vagas em pós-graduação a distância em Pedreiras

As inscrições ao curso de pós-graduação lato sensu em Informática na Educação  podem realizadas até o dia 22 de novembro
  • publicado 27/10/2022 16h14
  • última modificação 03/11/2022 14h52

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras está ofertando 500 vagas  para o curso de pós-graduação lato sensu em Informática na Educação (modalidade EaD). As aulas vão iniciar no primeiro semestre de 2023 e as inscrições podem ser feitas, gratuitamente, pela internet até 22 de novembro . Os candidatos serão selecionados por meio de sorteio eletrônico público.

Clique aqui para se inscrever

Clique aqui para acessar o edital

O curso de especialização será realizado na modalidade de educação a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA – Moodle). Entretanto, os alunos deverão comparecer há um encontro mensal, nos polos de apoio presencial nos dias e horários estabelecidos pela instituição, preferencialmente no último sábado e/ou domingo de cada mês.

Cotas

Do total de vagas ofertadas, 30% são reservadas para o sistema de cotas, conforme a legislação vigente. Podem se inscrever nas cotas os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que cursaram o Ensino Médio em escola pública, além de pessoas com deficiência.

Os inscritos nas cotas de pretos e pardos que forem classificados dentro das vagas serão convocados para validar sua autodeclaração étnico-racial em procedimento de heteroidentificação , previsto para ocorrer entre 01 e 05 de dezembro. Só poderão fazer a matrícula aqueles que tiverem parecer favorável da comissão de validação.

Seleção

O sorteio eletrônico público será realizado no dia 28 de novembro, com transmissão ao vivo pelo canal do Campus Pedreiras no Youtube. A convocação para o procedimento de heteroidentificação será no dia 30 de novembro. O resultado final da seleção geral com as cotas será publicado no dia 05 de dezembro. As matrículas serão realizadas nos dias 07 e 08 de dezembro.

Polos

Os polos de apoio presencial estão localizados em 07 municípios:

Esperantinópolis: 050 vagas

Buriticupu: ……….100 vagas

Cururupu:………….050 vagas

Grajaú: …………….100 vagas

Montes Altos: …..050 vagas

Pedreiras: ………..100 vagas

São Roberto:……..050 vagas

DESCRIÇÃO DATA
Publicação do edital no página eletrônica pedreiras.ifma.edu.br/concursos-e-seletivos 19 de  outubro de 2022
Impugnação do edital 20 e 21 outubro de 2022
Período de inscrição  24 de  outubro a 22 novembro de 2022, até as 23:59h.
Homologação das inscrições 25 de novembro de 2022
Período da interposição de recursos sobre a homologação das inscrições 25 e 26 novembro de 2022, até às 20 horas
Lista final de homologação das inscrições 26 de novembro de 2022 a partir das 22 horas
SORTEIO ELETRÔNICO PÚBLICO DAS VAGAS 28 de novembro de 2022
Resultado final – classificação geral 30 de novembro de 2022
Convocação para procedimento de heteroidentificação 30 de novembro de 2022
Realização de aferição de heteroidentificação 01 a 02 de dezembro de 2022, até as 17 horas
Divulgação do resultado preliminar da aferição de heteroidentificação 02 de dezembro de 2022, até as 21 horas.
Prazo para recurso contra o procedimento de heteroidentificação 03 e 04 de dezembro de 2022
Resultado do recurso  contra o procedimento de heteroidentificação 05 de dezembro de 2022
Resultado final da seleção geral e cotas 05 de dezembro de 2022, até as 22 horas
Convocação para efetuação de matrículas 06 de dezembro de 2022
Período de matrícula 07 e 08 de dezembro de 2022
Divulgação da lista de convocação de  excedentes 09 de dezembro de 2022
Período de matrícula dos excedentes da 1ª lista 10 e 12 de dezembro de 2022
Divulgação da lista de convocação de excedentes 13 de dezembro de 2022
Período de matrícula dos excedentes da 2ª lista 14 e 15 de dezembro de 2022
Divulgação da lista de convocação de excedentes 16 de dezembro de 2022
Período de matrícula dos excedentes da 3ª lista 16 e 17 de dezembro de 2022
Aula inaugural 17 de janeiro de 2023

Sobre o curso de Especialização em Informática na Educação

O curso de Especialização em Informática na Educação (modalidade EaD) do campus Pedreiras foi aprovado, em 17 de outubro,  na 69º reunião ordinária do CONSUP/IFMA  por meio da Portaria 226  de 18/10/2022. O curso tem duração de 18 meses e o objetivo de qualificar profissionais na área da Informática da Educação propiciando-lhes condições teórico-metodológicas para desenvolver projetos de uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação em sala de aula, além de avaliar, aprimorar e atualizar conteúdos e aplicações específicas para o uso da informática na educação. Tem como  como público alvo: profissionais graduados diretamente envolvidos em processos educacionais como professores, supervisores, orientadores, gestores, coordenadores ou profissionais graduados interessados em utilizar tecnologias em sua carreira profissional.

O curso é coordenado pelos professores Antônio José Araújo Lima e Marconi de Jesus Santos que também foram responsáveis pela coordenação do mesmo curso ofertado pelo campus São Raimundo das Mangabeiras com polos em mais de 70 municípios maranhenses.

Clique aqui para acessar a resolução de criação do curso

Clique aqui para acessar o PPC do curso