Página Inicial > Notícias > Reitor visita Campus Pedreiras e define entrega da Fábrica de Inovação local para setembro

Comitiva da Reitoria também conheceu os estudantes selecionados em programa para ações de preservação ambiental.
  • publicado 17/08/2021 11h52
  • última modificação 17/08/2021 11h52

O Reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), professor Carlos Cesar Teixeira, dando continuidade a agenda institucional realizou, na quarta-feira (11) visita ao Campus Pedreiras. Essa foi a primeira visita do Reitor Carlos Cesar ao Campus desde sua posse no cargo de Dirigente máximo do IFMA, em novembro de 2020.  O encontro serviu para estabelecer um diálogo com a comunidade de servidores e estudantes do Campus Pedreiras, em reunião realizada de forma hibrida (parte remota e parte presencial) em razão das medidas de prevenção ao avanço da Covid-19, e que contou também com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA, professor Rogério Teles, do Diretor-geral do Campus Pedreiras, José Cardoso, e da equipe de gestão do Campus.

Servidores participaram da reunião com dúvidas e encaminhamentos para equipe da Reitoria.

Dirigentes, servidores e estudantes trataram de temas como orçamento para manutenção e investimento na infraestrutura do campus, qualificação de servidores, concurso público, regulamentação do teletrabalho, e a construção do Plano de Retorno Gradual às Atividades Presenciais. Também foi tratado da entrega da unidade da Fábrica de Inovação do Campus Pedreiras, que tem previsão para o mês de setembro. A unidade do Campus da Fábrica será a oitava da instituição, se configurando como um espaço de aprendizagem, inovação e transferência de tecnologias que podem produzir mudanças na vida de muitas pessoas de Pedreiras e Região.

Estudantes do IFMA Campus Pedreiras foram ocupam 14 das 19 vagas destinadas aos municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale em programa de preservação ambiental.

Na oportunidade, também foram apresentados os estudantes selecionados no programa Agente Jovem Ambiental, ação do Governo do Maranhão. O programa inclui formação dos jovens que passam a atuar na promoção de ações socioambientais em suas localidades. Para isso, os selecionados receberão um auxílio financeiro mensal no valor de R$ 250 durante 12 meses. O programa também ofertará camisa e certificados. O Agente Jovem Ambiental é coordenado pela Escola Ambiental e executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).  No total, 19 vagas foram disponibilizadas em seletivo às cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale, sendo 14 dos selecionados estudantes do IFMA.  Também foi destaque a apresentação da egressa Barbara Rodrigues Demetrio, que foi contemplada com menção honrosa em razão do seu desempenho em edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

(Da esq. à dir.) José Cardoso, Barbara Demetrio e Carlos Cesar Teixeira.

Um dos selecionados no programa Agente Jovem Ambiental, o estudante Antônio Fabrício, do curso técnico em Petróleo e Gás do Campus Pedreiras cita que a experiência será importante para sua formação. “É muito gratificante representar o meu Campus em um programa que vai  tratar de um tema tão fundamental, que é a preservação ambiental. Isso também diz respeito a como nós estudantes podemos aplicar todo o conhecimento que adquirimos aqui no Campus”, destacou o discente.

Já o Reitor do IFMA destacou a importância do investimento na educação. “Recurso para educação é investimento, e não um gasto! Chegar aqui e observar esse processo de transformação que o Instituto Federal do Maranhão gera no seu entorno é algo realmente singular. Parabenizo aos nossos estudantes e também todo corpo de servidores do Campus Pedreiras, pelos resultados que encontramos aqui”, citou o Reitor Carlos Cesar Teixeira.