Página Inicial > Notícias > Campus oferta Curso sobre Noções de instalações elétricas

Campus oferta Curso sobre Noções de instalações elétricas

A seleção para 80 vagas será realizada por meio de sorteio público. As inscrições para a 2ª edição do curso sobre Noções de Projetos de Instalações Elétricas em Baixa Tensão  vão do dia 21 de julho a 06 de agosto, de forma gratuita.
  • publicado 20/07/2021 23h10
  • última modificação 20/07/2021 23h15

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras divulga a oferta do Curso sobre Noções de Projetos de Instalações Elétricas em Baixa Tensão, 2º Edição, em formato virtual devido à pandemia do COVID-19. O curso tem como objetivo qualificar e/ou aperfeiçoar jovens e adultos que atuem na área de instalações elétricas da cidade de Pedreiras – MA e demais regiões do entorno municipal em projetos de instalações elétricas de baixa tensão. Em formato de aulas remotas, o curso em Noções de Projetos de Instalações Elétricas em Baixa Tensão – 2º Edição é uma oportunidade de obtenção de certificado de qualificação mesmo em meio ao distanciamento social promovido pela pandemia.

O edital de seleção para o Curso de extensão em Noções de Projetos de Instalações Elétricas em Baixa Tensão – 2º Edição pode ser acessado no link ao final desta matéria. O período de inscrição começará a partir do dia 21 de julho (quarta-feira) e segue até 06 de agosto (segunda-feira). O procedimento de inscrição será realizado pela internet, através de preenchimento de formulário, disponibilizado no site do IFMA-Campus Pedreiras. Para se inscrever, o candidato deverá ter como pré-requisitos idade mínima de 16 Anos, noções de informática, acesso à internet e a computador com o AutoCad 2017. A seleção dos candidatos com inscrições deferidas ocorrerá por meio de sorteio eletrônico público no dia 10 de agosto às 15h através de link a ser divulgado no site do IFMA. A divulgação da lista dos sorteados e de excedentes acontecerá no dia 11 de agosto no site do IFMA.

O curso tem previsão de início em 15 de setembro, de forma noturna e virtual. A formação, que acontecerá no período noturno, será dividida em quatro disciplinas e possui carga horária total de 160h. A metodologia adotada será baseada em aulas expositivas on-line, inicializando com uma revisão dos conceitos e definições de matemática básica e eletricidade básica que servirão de apoio para o desenvolvimento dos projetos de instalações elétricas de baixa tensão. Os alunos também terão fundamentos da norma regulamentadora de segurança em instalações e serviços em eletricidade, a NR10. Um módulo de autocad será ministrado, apresentado as principais ferramentas do ambiente do software e direcionando o ensino ao desenvolvimento de plantas baixas e blocos automáticos de simbologia elétrica. Os tópicos da NBR 5410 que orienta como devem ser dimensionadas as instalações elétricas de baixa tensão serão discutidos e aplicados. Através da explicação de exemplos de plantas baixas de edificações residenciais e comerciais, os alunos conhecerão os critérios e tecnologias indispensáveis para o dimensionamento de instalações elétricas. Para o desenvolvimento e aplicação prática dos conhecimentos obtidos a respeito do dimensionamento das instalações, os alunos poderão executar os critérios aprendidos a partir do estudo da NBR 5410 em plantas baixas de edificações residenciais e comerciais, instruídos pelos professores que os acompanharão de forma remota durante todo o processo do projeto, de forma a solidificar os conhecimentos obtidos ao longo do curso. Além disso, os alunos terão aulas sobre empreendedorismo, que proporcionará conhecimentos para uma maior autonomia no mercado de trabalho.

Edital:

Link para inscrição