Página Inicial > Notícias > IFMA oferta curso de Projetos de Instalações Elétricas

IFMA oferta curso de Projetos de Instalações Elétricas

A seleção para 40 vagas será realizada por meio de sorteio público. As inscrições vão do dia 01 a 03 de fevereiro de 2021 de forma gratuita.
  • publicado 29/01/2021 15h05
  • última modificação 29/01/2021 15h05

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras divulga a oferta do Curso sobre Noções de Projetos de Instalações Elétricas em Baixa Tensão (em formato virtual devido à pandemia do COVID-19).

O curso tem como objetivo qualificar e aperfeiçoar jovens e adultos que atuem na área de instalações elétricas da cidade de Pedreiras, e demais regiões do entorno municipal, em projetos de instalações elétricas de baixa tensão. Em formato de aulas remotas, o curso é uma oportunidade de obtenção de certificado de qualificação mesmo em meio ao distanciamento social promovido pela pandemia.

O edital de seleção ao curso pode ser acessado neste link.

O período de inscrição se inicia em 01 de fevereiro (segunda-feira) e segue até 3 de fevereiro (quarta-feira). O procedimento de inscrição será realizado pela internet, através de preenchimento de formulário, disponibilizado no site do IFMA-Campus Pedreiras.

Link para inscrição: https://forms.gle/bU4AvLcr4VKWY9Vq6

Para se inscrever, o candidato deverá ter como pré-requisitos idade mínima de 16 anos, noções de informática, acesso à internet e a computador com o AutoCad 2017. A seleção dos candidatos com inscrições deferidas ocorrerá por meio de sorteio eletrônico público no dia 04 de fevereiro às 15h através de link a ser divulgado no site do IFMA.

Link do sorteio: meet.google.com/tab-vvfm-zmx

A divulgação da lista dos sorteados e de excedentes acontecerá no dia 05 fevereiro no site do IFMA.

O curso tem previsão de início em 11/02, de forma noturna e virtual, com três disciplinas e carga horária total de 160 horas.

A metodologia adotada será baseada em aulas expositivas on-line, inicializando com uma revisão dos conceitos e definições de matemática básica e eletricidade básica que servirão de apoio para o desenvolvimento dos projetos de instalações elétricas de baixa tensão. Os alunos também terão fundamentos da norma regulamentadora de segurança em instalações e serviços em eletricidade, a NR10. Os tópicos da NBR 5410 que orienta como devem ser dimensionadas as instalações elétricas de baixa tensão serão discutidos e aplicados.

Através da explicação de exemplos de plantas baixas de edificações residenciais e comerciais, os alunos conhecerão os critérios e tecnologias indispensáveis para o dimensionamento de instalações elétricas.

Para o desenvolvimento e aplicação prática dos conhecimentos obtidos a respeito do dimensionamento das instalações, será utilizado o software online Woca Elétrica, cuja licença será disponibilizada a todos os alunos durante o curso e o software Autocad 2017. Nestes softwares, os alunos poderão executar os critérios aprendidos a partir do estudo da NBR 5410 em plantas baixas de edificações residenciais e comerciais, instruídos pelos professores que os acompanharão de forma remota durante todo o processo do projeto, de forma a solidificar os conhecimentos obtidos ao longo do curso.