Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Professora do Campus Pedreiras publica e-book sobre Brincadeiras Populares
Início do conteúdo da página Notícias

Professora do Campus Pedreiras publica e-book sobre Brincadeiras Populares

O obra é fruto de trabalho de pesquisa e resgata as brincadeiras infantis tradicionais como a Amarelinha e o Cabo de guerra, dentre outras
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 19/12/2020 11h59
  • última modificação 19/12/2020 11h59

Cláudia Maria da Silva Vieira, professora de Educação Física do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras, lança livro digital sobre o resgate das brincadeiras populares. O livro (e-book) intitulado “Brincadeiras Populares: Um Resgate da Cultura do Brincar”, organizado por ela, e editado pela Editora IFMA, surgiu a partir de um conteúdo presente no plano de ensino da disciplina Educação Física, denominado de brincadeiras de criança. Deste modo, a professora Cláudia Vieira pensou em um método de desenvolvimento do conteúdo que fosse significativo para os alunos, e não somente aplicado na forma prática de jogos e brincadeiras, mas por meio de pesquisa e vivência.

A autora explica que o conteúdo descrito nas páginas do livro é fruto de um trabalho de pesquisa desenvolvido a partir do tratamento dado ao conteúdo curricular intitulado de “brincadeiras de criança, com foco nas brincadeiras tradicionais”. As brincadeiras presentes nesta obra fazem parte do acervo da cultura das brincadeiras populares conhecidas no Brasil, mas trazem em si as características próprias da região. O livro é ilustrado por duas ex-alunas Kariane Moura, também escritora, e Luana Martins.

“Mais do que um conteúdo, mais do que uma aula de educação física escolar apenas, este trabalho traz um resgate das brincadeiras que fazem parte da cultura da humanidade e faz um registro de um modo de vivenciar o lúdico que vem se perdendo em detrimento dos modelos de espaços urbanos, da violência e do avanço tecnológico”, destacou a professora Cláudia Vieira.

Algumas das brincadeiras resgatadas e listadas no livro

Sobre a autora

Cláudia Maria da Silva Vieira possui mestrado em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí, é especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais e graduada em Licenciatura Plena em Educação Física, ambos pela Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras, onde atua na área de sua formação e como coordenadora e coreógrafa do Grupo de Dança do IFMA Campus Pedreiras.

Além de experiências no ensino superior, Cláudia Vieira atuou por mais de dez anos com dança escolar e dança folclórica, bem como em projetos para o público da 3ª idade.

Clique aqui para baixar o livro

Fim do conteúdo da página