Página Inicial > Notícias > “Encontro com a autora” analisa obra da escritora Lindevania Martins

“Encontro com a autora” analisa obra da escritora Lindevania Martins

A atividade foi transmitida online pelo canal Youtube do Campus Pedreiras, nos dias 05 e 12 de novembro, em parceria com o Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire (Rede Estadual)
  • Assessoria de Comunicação, com informações do Campus Pedreiras.
  • publicado 20/11/2020 16h38
  • última modificação 20/11/2020 16h52

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras realizou, nos dias 05 e 12 de novembro, o Projeto de Extensão “Encontra com a autora: vivenciando a obra Zona de Desconforto da escritora Lindevania Martins”, voltado para os alunos, docentes e todos os servidores do Campus Pedreiras e do Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire (Rede Estadual) e a sociedade em geral.

Foto: Lindevania Martins

A programação envolveu palestras sobre leitura, literatura e estrutura do gênero textual, produção de poemas, artes, músicas, reflexões sobre os contos, produção de e-book, além de um encontro com a escritora maranhense, Lindevania Martins.

O projeto de extensão tem por foco apresentar a literatura contemporânea e explorar a arte literária de escritores maranhenses.

O evento teve como estudo e pesquisa a obra “Zona de Desconforto”, da escritora Lindevania Martins, que visou proporcionar ao leitor uma viagem aos gêneros literários maranhenses, poesias, poemas, contos e crônicas que são pertinentes para o conhecimento e a aprendizagem do aluno. Em outras palavras, o desenvolvimento do projeto caracterizou-se pela apresentação e o debate da obra literária, com o fito de compreender a matéria literária de gênero narrativo como fonte de conhecimento, e desenvolvimento da escrita, produção e oralidade.

É indubitável que a leitura literária sempre foi um meio mais efetivo do aprendizado e da interiorização de conhecimentos. Ler é, antes de tudo, pertencer a um meio que se renova a cada dia com diferentes formas, pensamentos e ideias; lendo o aluno estará apto para desbravar desafios e ser dono do seu próprio conhecimento e usar a leitura como forma de integração no cotidiano.

A programação do dia 05 iniciou com uma abordagem sobre a “Importância do gosto pela leitura”, apresentada pela professora Leonilde Souza; em seguida, uma palestra sobre “A Leitura Literária como fonte de conhecimento e saber”, com a professora Adriana Franco; a professora Waléria Souza abordou a “Estrutura do gênero textual Conto”. Ao término das palestras, os alunos tiveram a oportunidade de dialogar com as palestrantes e realizar perguntas relacionadas à leitura, a obra literária e a especificidade do gênero textual.

no dia 12, o evento iniciou com a fala da mentora do projeto, a professora Adriana Franco, com a leitura do “Poema Mural”, da escritora maranhense Adriana Gama e, em seguida, o diretor-geral Campus Pedreiras, José Cardoso, ressaltou a importância do evento para o campus, o Centro Olindina Nunes Freire e para a comunidade local. A gestora pedagógica do Centro Olindina Nunes Freire, Etania Gonçalves, agradeceu o convite feito à escola e ratificou a importância do projeto para os alunos do Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire.

A professora de Língua Portuguesa, Leonilde de Sousa, esboçou como realizou o trabalho da obra literária “Zona de Desconforto” com 04 (quatros) salas do Ensino Médio da 3ª série, e frisou que “os alunos se engajaram nos contos, e que estava satisfeita com os frutos dos trabalhos dos alunos”.

“As expectativas foram superadas em relação aos alunos”, disse a professora de Língua Portuguesa, Waléria Veloso, depois de delinear como a turma da 3ª série do Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire abraçou o projeto e a obra literária.

A idealizadora do evento, professora Adriana Franco, mencionou que as turmas do IFMA Campus Pedreiras (Eletromecânica e Petróleo Gás 1ª série) não foram diferentes. “Ambas as turmas leram os contos e puderam sentir e apreciar o poder transformador da leitura literária”.

As apresentações

Após os discursos, foi o momento dedicado para as apresentações dos alunos: músicas, artes, poemas, reflexões sobre os contos, e-book. Todas as apresentações foram apresentadas a partir da obra “Zona de Desconforto”.  Os alunos emocionaram a escritora maranhense, Lindevania Martins, com tanta riqueza em cada exposição sobre a obra literária.

Em seguida, ocorreu o encontro com a Escritora Maranhense, Lindevania Martins, onde a mesma abordou informações concernentes à escrita da obra literária “Zona de Desconforto”, o porquê de ser escritora, dos prêmios recebidos como escritora, e ainda incentivou os alunos produção literária, abordou a trajetória como escritora e defensora pública.

Depois dos alunos e os convidados ouvirem a escritora, foi aberto o espaço para perguntas relacionadas à obra “Zona de Desconforto” e as curiosidades sobre a vida da escritora. “Assim, o evento foi concluído com êxito, e conseguimos atingir o aluno no campo da leitura literária, e da produção e apresentação artística literária”, conclui Adriana Franco.

A programação dos dois dias de evento está disponível na página do YouTube do IFMA Campus Pedreiras.