Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Eventos do Campus têm convidados internacionais
Início do conteúdo da página Notícias

Eventos do Campus têm convidados internacionais

Ocorridos em outubro, o SEPEX e a SNCT reuniram a comunidade do IFMA e externa para debater os temas da programação
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 13/11/2020 11h12
  • última modificação 13/11/2020 11h12

O campus do IFMA em Pedreiras realizou, nos dias 26 e 27 de outubro (segunda e terça-feira), a quinta edição do Seminário de Pesquisa e Extensão (SEPEX) e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Voltado para a comunidade acadêmica do Campus Pedreiras e a sociedade em geral, a programação envolveu oficinas, palestras e apresentações que contaram tanto com divulgação de trabalhos realizados no campus quanto apresentações de pesquisadores internacionais.

“Ambas as atividades trouxeram uma experiência singular para as pessoas inscritas nos eventos, especialmente aos nossos estudantes”, destacou Andréa Cristina Pereira Serrão, chefe de Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI) do Campus. Professora de Sociologia, ela é coordenadora do SEPEX e integrante da comissão organizadora da SNCT. Segundo a gestora, a oportunidade para envio de trabalho, incluindo a partilha de palestras com convidados internacionais, contribuiu para possibilidades e desenvolvimento das potencialidades de nossos discentes em diversas áreas do conhecimento. Andréa Serrão caracterizou as ações como complementares às atividades de ensino, por somarem à formação acadêmico-científica para vivências mais ampliadas e diversas.

Fazendo um balanço dos dois dias de evento, o diretor-geral do Campus Pedreiras, José Cardoso, afirmou que os objetivos do SEPEX e da SNCT foram contemplados. Ele destacou a qualidade da programação, tanto pela organização quanto pelo conteúdo, assim como o elevado nível de palestrantes. “Acredito que os eventos proporcionaram aos estudantes o que tem de mais avançado em ciência, tecnologia e inovação, contribuindo decisivamente para o desafio dos estudantes do Campus Pedreiras na perspectiva de manejar e transformar seus conhecimentos em ciência e tecnologia a serviço do seu próprio projeto de vida e em benefício da sociedade”, concluiu o gestor.

SEPEX

Em uma dinâmica condensada, o Seminário ocorreu no primeiro dia de programação, com diversas ações, como a roda de conversa com estudantes do Campus Pedreiras que encerraram projetos de pesquisas recentemente, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). No encontro, eles puderam apresentar para a comunidade em geral um pouco sobre o trabalho que desenvolveram no período e como foi a experiência pessoal de fazer pesquisa científica. À tarde houve a solenidade de premiação dos projetos criados por alunos e submetidos ao evento. Foram selecionados pela comissão organizadora 11 projetos inéditos dos quais foram premiados em 1º, 2º e 3º lugar as propostas de projeto abaixo (ver galeria no fim da matéria).

“O SEPEX é um importante evento de oportunidades, no meu ponto de vista, além de inspirar alunos novos com as realidades dos bolsistas”, disse a aluna Fernanda Nery, pesquisadora do PIBIC que apresentou trabalho, destacando que o evento apresenta a esse público um universo totalmente novo de possiblidades, além de encorajá-lo a expressar suas ideias. Para a estudante, nenhuma ideia de melhoria do mundo é menos importante, seja no âmbito das ciências humanas, linguagens ou exatas.

No fim do primeiro dia, ocorreu a integração do SEPEX com outra atividade de extensão, denominada “Roda de conversa”, cuja temática (A promoção da Física e das Ciências através da produção de HQ’s e Tirinhas) foi discutida com Francisco Caruso Neto, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O público pôde conhecer os processos de criação de tirinhas, aplicações e até mesmo os desafios por trás do processo de simplificação de conteúdos que normalmente requerem longos textos para serem explicados. A Roda de conversa foi sistematizada por José Francisco Martins de Sousa, coordenador do curso de Licenciatura em Física do Campus Pedreira, com o objetivo de promover e divulgar a ciência e a Física na região do Médio Mearim, por meio de debates e palestras internas e externas ao IFMA.

SNCT 2020

Em sua 17ª edição nacional, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem programação realizada pela quinta vez consecutiva no Campus Pedreiras. Em 2020, o principal tema de discussão do evento foi “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”, gerando debates em diversas instituições de ensino público do Brasil.

A programação do dia 27 iniciou com o minicurso “Princípios de Ciências de dados usando Software Orange”, no qual os participantes ampliaram o conhecimento sobre o processamento e análise de dados, uma área em ascensão, e ainda acompanharam o desenvolvimento de pequenas aplicações em conjuntos de dados no software Orange.

À tarde, a palestra “Inteligência artificial com impacto social: La robótica humanoide com sentido humano” reuniu os pesquisadores mexicanos Edgar Omar López Caudana e Luis Yépez Pérez, ambos professores do Instituto Tecnológico de Monterrey, da Cidade do México,  (MX), com o estudante Cesar Alfonso Mendoza Bárbara, do curso de Engenharia Mecatrônica (7º semestre). Nesta palestra, os alunos puderam ter contato com conceitos de inteligência artificial e robótica, além de verem demonstração prática desses conceitos com a presença de “Itzali”, uma robô do tipo “NAO” que interagiu com o público, cantou e até dançou, conforme gravação transmitida pelo canal do YouTube do Campus Pedreiras.

No fim da tarde, Felipe Gomes, doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conduziu o bate-papo sobre “A internet das coisas”, abordando conceitos necessários para a formação acadêmica dos alunos, como Indústria 4.0, revoluções industriais, big data e mudanças de paradigmas atuais. A abordagem procurou ilustrar os conceitos através de tecnologias e serviços conhecidos do público (Uber, Aliexpress, Facebook, dentre outros), mostrando o quão profundas estão sendo as mudanças pelas quais a sociedade vem passando no momento atual.

A palestra “Controlando a mão robótica com o cérebro”, por Paulo Rogério de Almeida Ribeiro, professor da UFMA encerrou a programação da SNCT 2020. O palestrante apresentou suas pesquisas de mestrado e doutorado, desenvolvidas em Portugal e na Alemanha, respectivamente. Demonstrou as aplicações da mão robótica e o como interage com o cérebro, trazendo esperança de próteses móveis e controláveis no futuro para pessoas que tenham sofrido perda de membros do corpo.

Ana Clara, aluna do primeiro ano de Eletromecânica integrado, assistiu à SNCT 2020 pela primeira vez e se mostrou impressionada com o que viu no evento. “Muito impressionante, fiquei maravilhada. Aprendi muito com essas palestras, fiquei encantada com a participação da ‘Itzali’. Eu nunca tinha visto nada parecido. Durante a noite, foi simplesmente incrível a apresentação sobre como ‘controlar a mão robótica com o cérebro”. A estudante disse que espera a repetição de eventos similares, e concluiu: “seria mágico se fosse presencial!”

A programação dos dois dias de evento está disponível na página do YouTube do IFMA Campus Pedreiras.

G A L E R I A

registrado em:
Fim do conteúdo da página