Página Inicial > Notícias > V SEPEX acontece dias 26 e 27 de outubro

V SEPEX acontece dias 26 e 27 de outubro

No período, também acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Atividades serão totalmente online. Participação é gratuita.
  • publicado 21/10/2020 17h16
  • última modificação 21/10/2020 19h20

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras vai realizar nos dias 26 e 27 de outubro o V Seminário de Pesquisa e Extensão (SEPEX) e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020.  As atividades serão de forma 100% online, em função do contexto pandêmico da COVID-19. O SEPEX é um evento próprio do campus, de caráter acadêmico-científico, relacionado às áreas da pesquisa e extensão, e visa apresentar, discutir e promover atividades relacionadas a estes pilares, incentivando a construção e proposição de novos projetos com potencial a serem desenvolvidos em âmbito interinstitucional.

Em sua 5ª edição, o SEPEX traz como temática “A produção de conhecimentos e a transformação social: Contribuições da Pesquisa e da Extensão”. Será uma oportunidade para troca de conhecimentos, mediante discussão de ideias que contribuam para o desenvolvimento social, econômico, cultural, artístico, tecnológico, tanto institucional, como também considerando as demandas dos agentes e instituições sociais de Pedreiras e região.

Já a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)chega a sua17ª edição nacionale no Campus Pedreiras é realizada pela5ª vez consecutiva. E este ano traz como principal discussão o tema da “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”, assunto que também será debatido por várias instituições de ensino público do Brasil.

O site do Ministério de Ciência e Tecnologia, associado ao evento da SNCT, explica que, neste evento “vislumbra-se que a Inteligência Artificial (IA) pode trazer ganhos na promoção da competitividade e no aumento da produtividade brasileira, na prestação de serviços públicos, na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na redução das desigualdades sociais, dentre outros”.

O evento é aberto à toda comunidade escolar-acadêmica e sociedade, em geral, e podem ser inscritas propostas de trabalhos de acordo com a possibilidade da programação. Participarão das atividades convidados renomados na área de atuação, inclusive, internacionalmente.

As inscrições e a submissão de trabalhos podem ser realizadas no site do evento. A transmissão será pelo YouTube do campus.

Confira a programação abaixo: