Página Inicial > Notícias > Campus Pedreiras realiza I Ciclo de Reuniões Pedagógicas

Campus Pedreiras realiza I Ciclo de Reuniões Pedagógicas

• publicado 11/08/2020 16h28
  • última modificação 11/08/2020 16h30

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras realizou, no período de 21 a 24 de julho, o I Ciclo de Reuniões Pedagógicas, com o tema “Redefinindo a prática pedagógica em tempos de trabalho remoto”. O evento foi destinado a todos os servidores do campus e contou com a participação de convidados externos. O objetivo dessas reuniões foi construir novos caminhos para a efetivação no ensino não presencial do IFMA Campus Pedreiras.

Todo o ciclo de reuniões ocorreu de forma virtual sob coordenação da Diretoria de Desenvolvimento Educacional e Coordenadoria de Apoio Pedagógico. Atuaram como moderadores do evento os professores Mateus Barros Frota de Carvalho (Informática) e Francisco Leão de Oliveira (Engenharia Elétrica).

Para o diretor geral José Cardoso Filho, o evento representou “a ressignificação da forma pedagógica frente a crise da pandemia provocada pelo vírus Covid 19, que foi preciso suspender as aulas desde 17 de março de 2020”. Segundo ele, a equipe pedagógica, atenta à agenda de retorno as aulas não presenciais, iniciou um trabalho de preparação com os professores e técnicos administrativos. “Eles ouviram experts da área, debateram as orientações do IFMA e do MEC, buscaram novas práticas, sobretudo virtuais de ensino e aprendizagem; para conhecer e reorientar a forma de trabalho pedagógico do campus”, prosseguiu.

Programação

Na manhã do dia 21 de julho, a programação iniciou com as boas-vindas aos servidores do campus do diretor geral, professor José Cardoso de Souza Filho, e do diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Sandro Luís da Costa Alves. Em seguida, a psicóloga do campus, Jandilene Lindoso Melo, mediou a discussão sobre a educação no contexto emergencial da pandemia: percalços e possibilidades. Ainda durante o primeiro dia do ciclo de reuniões, no turno vespertino, as discussões foram mediadas pelo diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Sandro Luís, abordando estratégias de horário de aulas não presenciais. Em seguida, a pedagoga Cleudiane Nascimento Lima e a Técnica em Assuntos Educacionais Edilayne Rodrigues Lopes abordaram algumas orientações sobre elaboração do plano de ensino presencial e não presencial.

A programação do dia 22 contou com a participação do coordenador de Produção Audiovisual do CERTEC/IFMA, Carlos Guilherme Moraes Cerqueira que mediou as discussões sobre a produção de videoaulas. Posteriormente, a pauta das discussões foi a caracterização socioeconômica dos alunos matriculados em 2020 e o acesso digital dos alunos do Campus Pedreiras, tema mediado pela assistente social e coordenadora de Assuntos Estudantis Larissa Silva da Costa.

Com a temática “Estratégias para trabalhar atividades pedagógicas síncronas e assíncronas” a professora Joseana Martins Soares de Rodrigues Leitão, integrante da equipe docente do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) mediou as discussões durante a tarde do dia 23 de julho.

Para coordenar as discussões do dia 24, o campus convidou a diretora geral do Centro de Referência Tecnológica (CERTEC) do IFMA, professora Simone Costa Andrade dos Santos, que transmitiu orientações sobre as atividades pedagógicas não presenciais no IFMA. Para concluir o I Ciclo de Reuniões Pedagógicas foi convidado o professor de Matemática do campus, Álvaro Pereira de Carvalho, que compartilhou com os colegas suas experiências por meio do relato de atividades avaliativas desenvolvidas através do sistema Google Classroom.

Avaliação positiva

Nas palavras do diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Pedreiras, Sandro Luís, o 1º Ciclo de Reuniões Pedagógicas foi uma experiência ímpar do Campus Pedreiras. “Foi um momento experimental com técnicos administrativos e docentes no mundo do trabalho remoto, onde pudemos conversar, debater e nos capacitar sobre o ‘novo’ modelo pedagógico no cenário atual de pandemia e em que os servidores puderam conhecer algumas ferramentas digitais e modelos de avaliações remotas”, pontuou.

Durante o evento houve a necessidade de criação de grupos de trabalhos para que alguns assuntos fossem mais detalhados, tais como: horário de aulas, metodologias utilizadas, acessibilidade digital, auxílio digital, eventos virtuais, avaliação e calendário acadêmico. “Gostaria de parabenizar toda a equipe da Coordenadoria de Apoio Pedagógico (CAP) e os demais servidores envolvidos na organização do evento, que foi um sucesso”, finalizou Sandro Luís.