Página Inicial > Notícias > Campus Pedreiras oferta pré-vestibular on-line

Campus Pedreiras oferta pré-vestibular on-line

A aula inaugural ocorrerá nesta segunda-feira (11.05), a partir das 14h.
  • publicado 11/05/2020 14h01
  • última modificação 11/05/2020 14h01

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras inicia este mês de maio o curso pré-vestibular “Terceirão IFPED On-line”, 100 % on-line, com foco em qualificar estudantes do último módulo dos cursos técnicos da modalidade integrada ao Ensino Médio do IFMA Campus Pedreiras, assim como egressos da instituição e da comunidade em geral, da cidade de Pedreiras e Região do Médio Mearim.

A aula inaugural ocorrerá nesta segunda-feira (11.05), a partir das 14h. E o início das aulas será na terça-feira, 12 de maio.

O coordenador do pré-vestibular on-line e professor de Filosofia do IFMA Campus Pedreiras, Gláucio Cunha, explica que o projeto “Terceirão IFPED On-line” surgiu de uma ideia das professoras Andréa Serrão (professora de sociologia e vice-coordenadora do projeto) e da professora Raymenna Furtado (professora de Português) do Campus Pedreiras. “Eu já vinha com a ideia de montar o cursinho antes da quarentena. Cheguei a compartilhar a ideia com outros professores, mas ainda não havia sido possível. Então as professoras tiveram a ideia de fazer o cursinho de forma remota”, explica.

Para levar a ideia para frente, Gláucio se reuniu com outros professores, dividiu as funções e acabou por assumir a coordenação do projeto, mas esclarece que o projeto conta com a ajuda de várias mãos. “Todos os professores têm se empenhado muito para que ele seja bem desenvolvido, dada a necessidade dos nossos alunos e comunidade. Entendemos que a preparação para o ENEM e outros vestibulares compõe um momento muito importante para aqueles que pretendem buscar uma vaga no ensino superior”.

A ação é solidária e singular nesse cenário atípico de pandemia da Covid-19 em que nos encontramos. Por isso mesmo, compreende-se que o contato com os alunos e com a comunidade faz-se necessário para a orientar, estimular e direcioná-los nesse objetivo comum. “Conhecendo a realidade de Pedreiras e região, sabemos que nem todos os candidatos a uma vaga no Ensino Superior têm condições de comprar um pacote de cursos on-line e agora eles precisam mais do que assistir aulas. Eles precisam também interagir e tirar dúvidas. E essa é uma das nossas propostas”, detalha o coordenador.

A equipe envolvida nessa ação (veja lista abaixo) acredita também que o projeto fortalece a função social do Campus Pedreiras, de levar educação pública de qualidade e contribuir com o desenvolvimento da sociedade em que se insere.

Pré-vestibular “Terceirão IFPED On-line”

O projeto será totalmente on-line. A aulas serão ao vivo pelo Hangout, de segunda a sexta de 14h às 17h (ver cronograma de aulas abaixo), e abrangerão todas as áreas do conhecimento previstas nos editais dos processos seletivos para ingresso no ensino superior: Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza; Linguagens, códigos e suas tecnologias; e Matemática e suas tecnologias.

O Curso terá duração de 06 meses, estendendo-se até às vésperas da aplicação do primeiro dia de prova do ENEM 2020.

Cronograma das aulas

Segunda-feira: Ciências Humanas e suas tecnologias
Terça-feira: Ciências da Natureza e suas tecnologias
Quarta-feira: Matemática