Página Inicial > Notícias > Alunos do curso de Petróleo e Gás realizam visitas técnicas

Alunos do curso de Petróleo e Gás realizam visitas técnicas

Os estudantes estiveram sob a coordenação do professor Ramón Ramalho e contou também com o envolvimento dos professores Moisés Costa e Sandro Alves.
  • publicado 09/12/2019 13h52
  • última modificação 09/12/2019 13h54

Os alunos do Curso Técnico Subsequente em Petróleo e Gás do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras estiveram na cidade de Mossoró (RN), em visitas técnicas nas áreas relacionadas à exploração de petróleo na região, durante o período de 19 a 21 de novembro.

De acordo com o Anuário da Agência Nacional do Petróleo (ANP) 2018, lançado em junho de 2019, o estado do Rio Grande do Norte (RN) é o maior produtor de Petróleo em terra do Brasil, com a produção de 12.830 mil barris. Além disso, o estado é também o maior produtor de Petróleo do Nordeste, a frente da Bahia. A exploração de petróleo no RN ocorre majoritariamente no oeste potiguar, de modo que Mossoró é a principal cidade na cadeia petrolífera local.

No primeiro dia de visitas (19), os alunos conheceram o Museu do Petróleo, local de exposição permanente e autoexplicativa, que conta a história do Petróleo no Brasil e, especialmente, em bacias petrolíferas no Rio Grande do Norte e região de Mossoró.

Em seguida, as turmas se deslocaram para o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Mossoró. O campus conta com grande infraestrutura para formação de mão de obra especializada para a indústria do Petróleo da região, incluindo o Centro de Capacitação Profissional para Operação de Sondas (CCPS).

O professor Raimundo Filho, Coordenador do Curso Técnico em Petróleo e Gás, recebeu o grupo e apresentou as instalações de estudos na área de Petróleo. A visita técnica foi conduzida pelo engenheiro aposentado da Petrobrás Valmir Almeida que, além de discorrer a respeito de conteúdos práticos e teóricos da atividade profissional na indústria do petróleo, compartilhou sua experiência sobre Mercado de Trabalho e postura profissional.

No segundo dia (20), pela manhã, foram visitadas as instalações da empresa Phoenix Empreendimentos Ltda. localizada no campo de Periquito, zona rural de Mossoró. A Phoenix é uma empresa genuinamente potiguar, especializada em exploração onshore (serviços prestados em terra) e atua também no ramo de extração, produção, distribuição, transporte e comércio atacadista de petróleo e produtos derivados; além de extração de gás natural. A visita foi guiada pelo operador Bruno Andrade, juntamente à engenheira de Petróleo Rafaela Alves e ao técnico em segurança do trabalho Tadeu Monteiro.

A tarde foi realizada uma visita técnica à base da Braserv, situada às margens da BR-304. A empresa, com sede na cidade de Alagoinhas (BA), atua como prestadora de serviços integrados em poços de petróleo e gás natural, oferecendo serviço de locação de sondas e periféricos e serviços de operação e manutenção de sondas. Além de atuar no Brasil, a Braserv possui atividades na Colômbia, onde oferece os mesmos serviços. Conduzida pelo Gerente de Operações Francivanio Pacheco, o Supervisor de operações offshore (realizadas no mar), Andreo Alex, a visita técnica ocorreu de forma itinerante ao longo da área de montagem e manutenção de equipamentos.

Por fim, no terceiro e último dia (21), os alunos e professores visitaram a estação coletora de Carnaúba, operada pela empresa Sonangol, localizada no campo de produção de Sabiá Bico-de-Osso. A Sonangol é uma grande empresa petrolífera estatal angolana, vocacionada na produção de hidrocarbonetos líquidos e gasosos, que opera na região em regime de concessão com a Petrobrás. Na estação coletora, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar o processamento primário de petróleo, bem como todos os equipamentos que compõem esse sistema como equipamentos mecânicos, tubulações e acessórios para escoamentos dos fluidos. A visita foi guiada pelo supervisor de campo Gabriel Soares e pelo técnico em segurança do trabalho Braz Santana.

“Esse tipo de oportunidade é ímpar para a formação dos nossos técnicos em Petróleo e Gás. Em Pedreiras, estamos situados numa região onde há exploração abundante de Gás Natural, entretanto, visitando a região de Mossoró nossos alunos puderam compreender de forma mais completa as diversas atividades inerentes à exploração de Petróleo e Gás”, explica o professor Ramón Ramalho.

Além disso, destacou Ramalho, “compreenderam o que há por trás de uma cidade beneficiada com a exploração petrolífera ao longo dos anos e o que a nossa região do médio Mearim pode esperar”.

O professor agradeceu, ainda, o envolvimento de todos que se empenharam para a realização desta visita técnica, sobretudo os funcionários das empresas visitadas que foram muito receptivos e prestativos com todos. “Enquanto professores, nós estamos convencidos que essa experiência marcou a formação profissional dos nossos alunos”, concluiu.