Página Inicial > Notícias > Campus Pedreiras inicia atividades do Conselho Diretor

Campus Pedreiras inicia atividades do Conselho Diretor

Conselheiros foram empossados para mandato de dois anos.
  • publicado 15/08/2019 12h33
  • última modificação 15/08/2019 12h33

Conselheiros foram empossados para mandato de dois anos.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras realizou, na quarta-feira (07.08), cerimônia de posse aos conselheiros eleitos e indicados ao Conselho Diretor do Campus. Presidida pelo Diretor-geral, professor José Cardoso Filho, a agenda teve a participação do Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, e dos prefeitos de Pedreiras, Antônio França, de Trizidela do Vale, Fred Maia, e de Lima Campos, Jailson Fausto. O Condir é a Instância máxima no âmbito dos campi do IFMA.

Cliquei aqui para acessar a Galeria de Fotos

Conselheiro empossado, o professor Gedeon Reis é representante do segmento Reitoria.

Diretor do Campus Pedreiras entre os anos de 2014 e 2016, na fase de implantação da unidade, e atual Diretor da Editora IFMA, o professor Gedeon Reis é um dos conselheiros que tomaram posse na data. O docente espera contribuir com sua experiência junto nas atividades do colegiado. “Tenho um carinho e grande admiração por todos os profissionais deste Campus. Espero que nossa atuação como Conselheiro seja sempre com foco na melhoria do Campus”, disse.

José Cardoso Filho falou sobre processo de reestruturação do regimento dos Campi. Conselho Diretor surgiu dessa ação.

Para o Presidente do Conselho, professor José Cardoso, a efetivação do Condir demonstra um avanço institucional na garantir da promoção de espaços para o diálogo e a tomada de decisões” Chegamos ao dia da implantação do Condir em Pedreiras. Me orgulho de ter integrado Grupo de Trabalho que se debruçou para discutir e apresentar uma proposta de uma nova estrutura aos campi do IFMA, onde acabei ocupando a presidência. Hoje, ao observar a materialização deste Conselho, que é originário desse novo modelo de estrutura organizacional no IFMA, vejo que um grande passo foi dado. Entendo que o mais importante dessa nova instância é a garantia da participação democrática nos processos decisórios. O Condir é o órgão deliberativo do Campus, e consultivo nos assuntos que são de competência do Conselho Superior (Consup)”.

Reitor do IFMA observa que Condir é mais um espaço para exercício da democracia na instituição.

O Conselho Diretor do Campus Pedreiras é o décimo quinto instalado, num total de 29 unidades. Para o Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, trata-se de espaço para o debate de ideias e que possibilitará a gestão ser mais assertiva em suas decisões. “Estamos na metade dessa caminhada que é instalação dos Conselhos Diretores de campi no IFMA. Não tem momento mais oportuno para consolidarmos na instituição mais um canal para o exercício da democracia. Temos que ficar atentos ao que acontece na sociedade. Essa ação nossa, por menor que seja, é uma ação de descentralização aos campi do IFMA para que possam, dentro da autonomia que lhe é garantida, tratar de temas que são de interesse e necessários ao desenvolvimento de suas atividades”.

Prefeitos de Pedreiras, Antônio França, Trizidela do Vale, Fred Maia e de Lima Campos, Jailson Fausto, estiveram presentes no evento.

Condir – A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Composição – Conselho Diretor do Campus Pedreiras

PRESIDENTE MEMBRO