Página Inicial > Notícias > Campus realiza VII Encontro Pedagógico

Campus realiza VII Encontro Pedagógico

O evento abordou temáticas relacionadas ao meio ambiente, pesquisa, criação de cursos, ética no serviço público, assédio moral, trato da voz e qualidade de vida do adolescente.
  • publicado 07/08/2019 10h40
  • última modificação 07/08/2019 10h40

Diretor do campus, professor José Cardoso Filho: “Abordamos questões salutares para a convivência humana”.

“Educação e saúde no IFMA, Campus Pedreiras: desafios e prevenção” foi o tema do VII Encontro Pedagógico do Instituto Federal do Maranhão – Campus Pedreiras. A abertura ocorreu no último dia 30 de julho, com as boas-vindas aos servidores e convidados proferidas pelo diretor geral, professor José Cardoso de Souza Filho. O evento teve como objetivos refletir sobre a prática pedagógica e suscitar o desenvolvimento do bem-estar físico e mental do profissional da educação.

Durante o Encontro seguiu-se com a temática: Programa para impulsionar a economia e melhorar o meio ambiente do Médio Mearim. Na ocasião, Francisco Benedito Barbosa, doutor em Desenvolvimento Econômico e Sustentável, destacou dados das décadas de 40 a 60 a respeito da economia e agronomia de Pedreiras (MA). Já a procuradora federal do IFMA, Ângela Bárbara Lima Saldanha Rêgo, proferiu a palestra sobre Ética no serviço público: assédio sexual e moral. Como forma de sensibilizar os servidores do campus na preveção do assédio moral e sexual.

A perspectiva da pesquisa no IFMA – Campus Pedreiras – foi o tema discutido pela chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (DPPGI), professora Ana Caroline Lustosa de Melo Carvalho, que presentou as possibilidades no campo de pesquisa estudantil através de editais e um panorama de projetos aprovados em 2017, 2018 até o presente momento.

O diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Sandro Luís da Costa Alves, apresentou “Os Desafios do Ensino no Campus Pedreiras” entre eles, citou o aumento do quantitativo de discente através da criação de cursos de Licenciatura em Física e cursos de Especialização na modalidade Educação a Distância, assim como, a oferta dos cursos técnicos integrados nos turnos matutino e vespertino e a oferta de cursos técnicos em Administração através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Em seguida, foi vez do chefe do Departamento de Ensino em exercício, professor Gláucio Fernando Cunha Silva, abordar as competências do Departamento de Ensino e alguns trâmites necessários à prática docente. Para finalizar o primeiro dia, a equipe da Coordenadoria de Apoio Pedagógico (CAP) aplicou uma dinâmica de avalição do 1º semestre de 2019, retratando os pontos positivos, os pontos a serem melhorados e as possíveis soluções para os problemas encontrados.

Na manhã do dia 31 de julho, o fonoaudiólogo Marcos Aurélio Abreu Lima ministrou uma palestra sobre “A Voz como Instrumento de Trabalho do Educador: cuidados, prevenção e prática vocal”. Os servidores obtiveram orientações em relação ao trato da voz e participaram de exercícios de alongamento da voz antes de ministrar a aula. A enfermeira Nadyelle Elias Santos Alencar realizou a apresentação sobre “Qualidade de vida relacionada à saúde: fatores relacionados à qualidade de vida de adolescentes e sua relação com o rendimento acadêmico”. O tema foi resultado de uma pesquisa de campo realizada com os discentes do Campus Pedreiras que associou os aspectos relacionados a qualidade de vida dos estudantes com o rendimento escolar.

Na avaliação do diretor José Cardoso Filho, o VII Encontro Pedagógico propiciou uma reflexão profícua para professores e servidores em geral, mediante temas transdisciplinares e específicos de práticas do trabalho pedagógico de sala de aula. “Os palestrantes trataram de questões ambientais e geração de empregos e rendas na região do Médio Mearim, bem como de questões éticas no serviço público, salutares para a convivência humana. Está de parabéns a equipe da Coordenadoria de Apoio Pedagógico que protagonizou o evento!”