Página Inicial > Notícias > Campus Pedreiras realiza I Fórum dos Conhecimentos

Campus Pedreiras realiza I Fórum dos Conhecimentos

Evento promoveu atividades e oficinas para os estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequentes.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 10/06/2019 11h43
  • última modificação 10/06/2019 11h46

Na semana de 20 a 24 de maio, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras foi palco do primeiro Fórum dos Conhecimentos 2019 (FOCO 19). O evento teve o intuito de integrar as diversas áreas do conhecimento – Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias – assim como as áreas técnicas, com foco em atividades direcionadas para cada público discente do campus.

De acordo com o dicionário Aurélio, um dos significados da palavra “foco” é concentrar-se. Nesse sentido, o evento foi pensando para diferentes formas de oferta de ensino do campus: integrada e subsequente. As turmas do 1º ano integrado tiveram atividades de socialização e ambientação a novas disciplinas inseridas no ensino médio, como Biologia e Física, com as oficinas Prática laboratorial Extração do DNA da banana; Física em nosso cotidiano; Introdução à terminologia e simbologia de soldagem com auxílio do Autodesk Inventor e Geologia.

As turmas da forma subsequente tiveram atividades relacionadas ao mercado de trabalho, legislação trabalhista, orientação profissional e oficinas direcionadas aos cursos técnicos em Eletromecânica e Petróleo e Gás, como Dimensionamento de placas ERsolares; Automação Industrial; Introdução à terminologia e simbologia de soldagem com auxílio do Autodesk Inventor; Elaboração de projetos para popularização e divulgação da ciência; Completação de Poços e Ensaios Não Destrutivos (ENDs).

Para Júlia Medeiros, estudante do 2°ano do curso técnico integrado em Eletromecânica, “a preocupação da Instituição diante das questões profissionais dos estudantes, sobre segurança no trânsito, do convívio social, do respeito mútuo pela diversidade e competição saudável, demonstra a qualidade da educação prestada, formando profissionais humanizados”.

“O evento foco foi de extrema importância para os alunos, visto que teve o objetivo de mostrar universos com olhares diferentes para o público da forma subsequente e para o integrado.  Como exemplo, tivemos as oficinas direcionadas ao Enem, como Matemática e Redação”, destacou Carlos Daniel, estudante do curso técnico subsequente em Eletromecânica.

Jogos Indígenas – Dentre as atividades do FOCO19, ocorreram a II edição dos Jogos Indígenas do IFMA Campus Pedreiras. Promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indiodescendentes (Neabi/Pedreiras), a atividade teve por objetivo refletir sobre a importância da cultura indígena em nossa sociedade, além de defender seus espaços territoriais e culturais diante dos ataques que vêm sofrendo nos últimos anos. Os jogos do campus contam com competições como arco e flecha, lança e atletismo.