Página Inicial > Notícias > José Cardoso é empossado como Diretor-geral

José Cardoso é empossado como Diretor-geral

Professor é o primeiro eleito ao posto. Mandato tem duração até setembro de 2020.
  • publicado 18/05/2019 13h52
  • última modificação 18/05/2019 13h53

Ao centro, Roberto Brandão e José Cardoso, após assinatura do termo de posse.

O professor José Cardoso de Souza Filho tomou posse, na segunda-feira (13), na função de Diretor-geral do Campus Pedreiras do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), após obter 56,76% dos votos válidos, em pleito realizado no mês de abril deste ano. A solenidade ocorreu no auditório da unidade e foi presidida pelo Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão. O professor José Cardoso se tornou o primeiro eleito ao cargo de dirigente máximo do Campus Pedreiras. Servidores, estudantes e autoridades locais prestigiaram o ato.

O mandato de José Cardoso Filho terá duração de 16 meses, com finalização em setembro de 2020 – mesmo período de encerramento do mandato do atual Reitor da Instituição e dos demais Diretores-gerais que já ocupam a função na condição de eleitos.

Roberto Brandão avaliou cenário de contingenciamento no orçamento dos Institutos Federais.

Roberto Brandão destacou o processo eleitoral como harmônico e parabenizou José Cardoso. O Reitor falou também sobre a questão orçamentária, sobretudo sobre o cenário de contingenciamentos e cortes nas instituições federais de ensino em assunto evidenciado nos veículos de comunicação em todo o país.  “Não vamos fechar. Esse projeto, que é o de promover a mudança social e a transformação de vidas por meio da educação, por meio da presença e atuação do Instituto Federal do Maranhão, ele não vai parar.  Mesmo com as dificuldades orçamentárias e financeiras nós estamos buscando ações concretas, e que incluem em diálogo com o Governo Federal e com os Parlamentares do nosso Estado.  Na semana passada participamos de audiência pública com a Bancada Maranhense, com a presença de 15 dos nossos 18 deputados. Tratamos ali do impacto dos cortes às ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação do IFMA. Todos firmaram compromisso em contribuir com o IFMA e com esse projeto educacional.

Sobre o Campus Pedreiras, Roberto Brandão cita que sua atuação e os resultado já possuem reconhecimento da comunidade de Pedreiras e Região, e que vai continuar apoiando o seu crescimento. “Temos que consolidar o campus, construir aqui um parque desportivo e ampliar a capacidade e estrutura dos laboratórios. Trabalhar para que possamos viabilizar um refeitório, por exemplo. Já sabemos que é um investimento com grande retorno à sociedade”.

José Cardoso Filho se tornou o primeiro eleito ao posto de Diretor-geral do Campus Pedreiras.

Em sua fala, José Cardoso destacou três pontos como sendo centrais em sua atuação como à frente na condição de Diretor-geral pró-tempore.  “A primeira foi a viabilização da inauguração deste campus, em 28 de dezembro de 2016. Em 2017, implantamos os cursos integrados de Petróleo e Gás e Eletromecânica. A segunda realização foi a nossa participação no Planejamento Estratégico do IFMA e do Campus Pedreiras.  Já a terceira foi a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2019 a 2023. No plano constam projetos importantes ao campus, tal qual a implantação de novos cursos técnicos e a verticalização do ensino”.

Cardoso cita que continuará buscando alternativas para o crescimento da Campus e que compreende a importância da aproximação entre academia e mundo do trabalho. “Temos grandes empresas instaladas em nossa região e que, infelizmente, necessitam buscar mão de obra em outros estados. São postos de trabalho que poderiam ser oportunizados aos que vivem na região. Precisamos formar a força de trabalho a partir dos nossos jovens e trabalhadores. Nessa articulação com a iniciativa privada já temos boas parcerias firmadas. Um exemplo é o convênio para estágio supervisionado, com 20 vagas anuais, na empresa Eneva. Como resultado, conseguimos empregar vários dos nossos estudantes com salários entre R$ 3 e 5 mil, isso antes mesmo de concluir às atividades curriculares da primeira turma”, cita.

O executivo local foi representado pelo Secretário de Meio Ambiente, Francisco Flávio Ribeiro. Para o gestor municipal, o IFMA tem proporcionado orgulho aos munícipes. “Só observamos bons resultados da atuação do IFMA em nossa cidade. Trata-se de uma instituição que promove educação de qualidade e com cursos que já são referência na região. Vejo que a eleição do professor Cardoso é resultado de sua atuação sempre assertiva na gestão”, destaca.

José Cardoso de Souza Filho – Natural de Araçatuba, interior de São Paulo, José Cardoso de Souza Filho, 57 anos, é ocupante do cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.  Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e é Mestre em Ciências da Educação.

Como gestor, exerceu diversos cargos no IFMA. Entre os anos de 2003 e 2008, ocupou a função de Diretor de Desenvolvimento Educacional no Campus Codó. De 2008 a 2016, exerceu a função de Diretor-geral do Campus Codó, por dois mandatos. Desde setembro de 2016, José Cardoso ocupava a função de Diretor-geral do Campus Pedreiras, na condição de pró-tempore.

Confira as fotos: