Página Inicial > Notícias > Campus realiza primeiro simulado para o ENEM

Campus realiza primeiro simulado para o ENEM

Este foi o primeiro de uma série de simulados por área de conhecimento aplicados para alunos do campus
  • publicado 22/03/2019 17h52
  • última modificação 22/03/2019 17h52

Os professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras, realizaram, no dia 21 de março, o primeiro de uma série de simulados por área de conhecimento voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “As Ciências Humanas e suas tecnologias” foram escolhidas para iniciarem o projeto, que tem como principal objetivo reforçar a preparação dos alunos da instituição para a prova nacional que atualmente é o principal meio de acesso às universidades públicas.

Participaram do simulado as turmas do 3º ano do ensino médio dos cursos de Eletromecânica e Petróleo e Gás. A professora Nila Michele, de História, destacou que estas são as primeiras turmas de 3º ano, modalidade integrada, do campus.  “Pretendemos que todos alcancem sucesso em suas carreiras e que entrem nas universidades que desejam. Para isso, é necessário que se realize boa preparação. Vale destacar que os simulados são apenas uma das metodologias que estamos realizando para que nossos alunos possam lograr o êxito que desejam”, disse.

A próxima etapa dos simulados por área será realizada no dia 28 de março, e envolverá a área “Matemática e suas tecnologias”. “Optou-se por acrescentar ao simulado da área de Matemática questões das áreas técnicas pertinentes aos cursos técnicos de Eletromecânica e Petróleo e Gás, proporcionando assim maior interdisciplinaridade ao nosso simulado”, destacou o professor Gláucio Cunha, de Filosofia, que atualmente ocupa a função de chefe do Departamento de Ensino.

No dia 04 de abril, será realizada a terceira etapa, que trará questões da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). Já no dia 11 de abril será realizada a quarta e última etapa, com a aplicação das provas de Linguagens e códigos, além da Redação, encerrando assim o primeiro ciclo de Simulados por Área do campus.

O professor Hadryan Rodrigues, de Geografia, ressaltou o acompanhamento dado pelos professores da instituição aos alunos desde o início do ensino médio. “Temos muita confiança e acreditamos no êxito de nossos alunos, não somente nos simulados dentro do Instituto, mas nas conquistas que obterão no ENEM”, afirmou. O professor acrescentou ainda que, “além de formar técnicos de elevada qualificação profissional que já estão ocupando diversos postos no mercado de trabalho da região, o campus tem a certeza de que em breve terá várias vagas das universidades preenchidas por seus melhores alunos”.

Convém destacar que os Simulados por Área constituem atividades avaliativas dos componentes curriculares envolvidos e, também, são utilizadas como fases preparatórias para a realização do Simulado Geral, com questões de todas as áreas curriculares e previsto para ser realizado nos dias 19 e 28 de junho, contemplando questões e situações similares às ocorridas no ENEM.

“Tais estratégias demonstram o comprometimento dos professores do campus com os estudantes. Pensamos o simulado não apenas como um mecanismo avaliativo, mas sobretudo, formativo de caráter pedagógico, pois buscamos potencializar nos alunos as competências e habilidades que lhes serão exigidos, tanto em processos seletivos, a exemplo do ENEM, como para o âmbito social e profissional”, apontou a professora Andrea Serrão, de Sociologia.

Os alunos também expressaram suas opiniões quanto a execução dos simulados, por área e geral, como recursos de preparação para os vestibulares e Enem. Destacaram que nesses testes eles colocam em prática todo o conhecimento acumulado até então, passando a ver o momento da prova não como algo desconfortável ou impossível, mas como um hábito. “O simulado foi uma ótima oportunidade, pois através dos conhecimentos adquiridos durante o ensino médio dentro do campus, tivemos a experiência real de como funciona o ENEM, os assuntos mais cobrados, o tempo para cada questão e a exigência de saber conciliar os assuntos estudados em sala de aula com o nosso cotidiano”, comentou o aluno Pedro Alcântara, do curso de Petróleo de Gás.

A aluna Maria Tawana, do curso de Eletromecânica, acrescentou: “A rapidez com que colocaram os resultados foi louvável e as perguntas abordadas nas provas estavam em um ótimo nível. Uma experiência útil que prova que o IFMA não prepara seus alunos somente para o mercado de trabalho técnico, mas também para grandes exames.”