Página Inicial > Notícias > Campus realiza atividades alusivas ao carnaval

Campus realiza atividades alusivas ao carnaval

Atividades culturais e ações de prevenção de ISTs marcaram o projeto desenvolvido com a comunidade escolar.
  • publicado 20/03/2019 11h02
  • última modificação 20/03/2019 11h10

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Carnis Levale e Suas Máscaras marcou as festividades carnavalescas no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras. Coordenado pela professora de Artes, Valéria Moreira Garcia Vilar Veiga, o projeto teve como tema “As máscaras sociais”, debatido em palestra pela professora de Sociologia, Andrea Cristina Serrão. O evento também contou com as já tradicionais oficinas de máscaras confeccionadas com ataduras gessadas e materiais sustentáveis (jornal, balão e papel machê). As máscaras produzidas nas oficinas foram expostas no pátio do Campus.

Os alunos e servidores participaram do III Baile Carnavalesco do IFMA campus Pedreiras, se fantasiando com roupas e adereços carnavalescos. O baile aconteceu ao som da Orquestra IFPED musical e contou com concursos de dança, fantasias e máscaras, com prêmios simbólicos para os vencedores.

O aluno Leonardo Pontes, do curso integrado em Eletromecânica, ressaltou a importância do evento: “O evento nos proporciona um resgate cultural e também teve como assunto principal a prevenção. E em tempos de festa, como o carnaval, é importante ressaltar isso!”.

Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – No intuito de discutir as questões de saúde no carnaval, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, organizou palestras educativas com o tema “CAE NA FOLIA: carnaval e prevenção”. O foco da discussão foram as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

As IST possuem incidência crescente e, em períodos festivos como o carnaval, cresce também a exposição aos riscos. Além disso, muitas IST possuem quadro de evolução assintomático, o que favorece a sua propagação retarda o diagnóstico.

Nesse contexto, no intuito de atender à elevada demanda pelo diagnóstico precoce, a equipe de profissionais do CTA realizou testes rápidos (Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV). Esses testes destacam-se pela agilidade da resposta e rápido encaminhamento para assistência e tratamento adequados. Ao total, foram realizados 392 testes, com a participação de discentes, docentes e demais servidores do campus.