Página Inicial > Notícias > Campus realiza aula inaugural de Petróleo e Gás e Eletromecânica

Campus realiza aula inaugural de Petróleo e Gás e Eletromecânica

Evento ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro. Objetivo foi acolher novos alunos.
  • publicado 20/02/2019 18h27
  • última modificação 20/02/2019 18h28

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras promoveu, nos dias 6 e 7 deste mês, aula inaugural para os estudantes de Eletromecânica e Petróleo e Gás (formas integrada e subsequente ao Ensino Médio). O evento teve como objetivo acolher os novos alunos, apresentando-lhes alguns servidores e fornecendo algumas orientações sobre o funcionamento geral da unidade de ensino.

A atividade contou com a participação do diretor-geral do campus, José Cardoso de Souza Filho, que deu boas-vindas aos estudantes e destacou as contribuições do IFMA para a formação de cidadãos que irão progredir nos estudos e ingressar no mundo do trabalho, com educação geral e profissional de nível médio de qualidade. Enfatizou ainda que, no Plano de Desenvolvimento Institucional do campus, estão previstas a diversificação dos cursos técnicos com o Programa de Educação a Distância, a oferta Licenciatura em Física para 2021 e, a médio prazo, a criação de cursos superiores na área de Petróleo e Gás e Eletromecânica.

O evento teve ainda uma programação cultural. Houve apresentações da Orquestra IFPED Musical, regida pela professora Valéria Moreira Garcia Vilar Veiga; e do Grupo de Dança IFMA Pedreiras, coordenado pela professora Claúdia Maria da Silva Vieira.

O professor Rafael Pereira Ferreira apresentou uma palestra sobre o IFMA enfatizando os aspectos gerais da instituição, como sua missão, visão e valores; as atividades de ensino, pesquisa e extensão; as oportunidades de bolsa de auxílio; e o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, que trata das ações previstas pelo campus para os próximos anos.

Os professores Daniele Rodrigues Freitas, do curso Técnico em Eletromecânica, e Sandro Luís da Costa Alves, do curso Técnico em Petróleo e Gás, explicaram as competências dos profissionais que se formam nesses cursos. Já a bibliotecária Andrea Maia de Azevedo expôs o funcionamento da Biblioteca do Campus “João do Vale”.

Foram apresentadas algumas orientações sobre o funcionamento do Campus pela Coordenadoria de Apoio Pedagógico (CAP), Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) e Coordenação de Cursos Técnicos. Foi realizada ainda uma palestra com aula prática do Corpo de Bombeiros de Trizidela do Vale (MA) sobre a Prevenção e Combate a Incêndios e Atendimento Pré-Hospitalar- APH. Por fim, houve relatos de alunos bolsistas e sorteio de alguns kits de materiais.