Página Inicial > Notícias > Campus Pedreiras realiza VI Encontro Pedagógico

Campus Pedreiras realiza VI Encontro Pedagógico

Evento tratou de aspectos administrativos e pedagógicos relacionados à atuação da unidade.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 18/02/2019 12h02
  • última modificação 18/02/2019 12h02

Com o tema A integração entre as rotinas administrativas, as tecnologias, a qualidade de vida, as práticas e procedimentos pedagógicos como suporte ao processo educacional, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras realizou nos dias 04 e 05 de fevereiro o VI Encontro Pedagógico, com o objetivo de promover a integração entre os diversos setores, visando ao aprimoramento da práxis educacional e ao desenvolvimento institucional da unidade.

Durante a abertura, no dia 04, o diretor geral, José Cardoso, deu as boas-vindas aos servidores. Na palestra com a temática “Requisições de contratações de bens e serviços”, o coordenador de Licitações, Compras e Contratos do campus, Sergio da Conceição Amorim, destacou a importância de disseminar informações sobre bens e serviços aos servidores. Já o diretor de Administração e Planejamento, Marcos Reges Reis Ribeiro, abordou o tema “Concessão de diárias e passagens: perfis de usuários, fluxo do processo no SCDP, execução financeira (prazos de pagamento), registro de frequência e o processo de substituição de ocupantes de chefia. Ainda em relação à temática, a chefe de Gabinete, Conceilândia Mendes, fez uma explanação sobre cadastro de viagem e prestação de contas.

No turno vespertino, o campus recebeu os servidores Carlos Guilherme Cerqueira (coordenador audiovisual do Centro de Referência Tecnológica- CERTEC) e Christiane Lima (coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil – UAB),      que ministraram uma palestra com o tema “Implementação da educação a distância no Campus Pedreiras: caminhos e possibilidades”.

Na manhã do dia 05 de fevereiro, o momento foi de diálogo acerca de algumas práticas e procedimentos a serem adotados no campus. Para o diretor de Desenvolvimento Educacional, Rafael Ferreira, “o Encontro Pedagógico este ano teve uma proposta baseada no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 do Campus Pedreiras, onde foram discutidas ações de oferta educacional EAD. O Campus está se expandindo, mas ainda não consegue alcançar todos os municípios no seu entorno, e a educação a distância é a melhor forma de alcançar os municípios mais distantes. Num momento ou outro, todos os servidores estarão envolvidos direta ou indiretamente nesta ação. Outro foco foi a discussão de melhorias das rotinas administrativas internas e ações para melhorar as práticas de ensino-aprendizagem para as turmas do terceiro ano, visando o ENEM, pois se trata de nosso primeiro “terceirão” e precisamos mostrar resultados positivos”.

No turno vespertino houve uma apresentação sobre a utilização da lousa interativa com o professor Moisés Almeida da Costa.