Página Inicial > Notícias > Campus marca presença em encontros institucionais

Campus marca presença em encontros institucionais

Gestores da unidade do IFMA em Pedreiras participaram de reuniões para discutir políticas de ensino, pesquisa e extensão
  • publicado 18/05/2018 11h02
  • última modificação 18/05/2018 11h02

Engajado nos debates sobre o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto Federal do Maranhão, o Campus Pedreiras teve representação em reuniões técnicas de trabalho, realizadas este mês em São Luís.

No dia 2 (quarta-feira), o Encontro de Extensão 2018.1, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais (PROEXT), ocorreu no auditório da Reitoria do IFMA, e contou com a participação do chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI) do Campus Pedreiras, professor Antônio Carlos Oliveira Silva. “Debatemos vários temas ligados à Extensão nos campi, falamos diretamente com os servidores da PROEXT”, relatou o representante, destacando ainda o contato com outros servidores da rede de institutos federais, que trouxeram inovações relacionadas ao modo de fazer extensão.

Na programação, o encontro contou com três palestras: Timóteo Cantanhede, auditor do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tratou das oportunidades de aprendizagem profissional para cursos técnicos pelo programa Jovem Aprendiz; a diretora de relações internacionais do IFMA, Virgínia Freire, apresentou o processo de internacionalização nas ações de extensão; e o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Marcus Vinicius Arruda, abordou a captação de recursos para programas e projetos de extensão.

Ensino superior

Ao lado de Antônio Carlos Silva, o diretor de Desenvolvimento Educacional (DDE) do Campus Pedreiras, Rafael Pereira Ferreira, teve presença no 1º Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, que ocorreu nos dias 3 e 4 de maio, no Campus São Luís / Monte Castelo. Com o tema “A regulação do Ensino Superior”, o evento teve a participação de vários diretores de campi (nas áreas de Desenvolvimento Educacional e Ensino Superior), coordenadores de cursos superiores, chefes de núcleos (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) e de departamentos (Extensão e Relações Institucionais), ou unidades equivalentes.

“Marco regulatório da Educação Superior: contextos e desafios” foi o tema da palestra de abertura da programação, ministrada por Daniel Aragão Valentim, coordenador-geral de Credenciamento das Instituições de Educação Superior (CGCIES), da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC). Na tarde do primeiro dia, realizou-se a mesa redonda “Integração Ensino, Pesquisa e Extensão no IFMA: uma busca institucional”.

No segundo dia do evento, Paulo Roberto de Jesus Silva, chefe do Departamento de Ensino Superior da Pró-reitoria de Ensino (DESUP/PROEN) fez uma análise e levantou a discussão a partir do novo instrumento de avaliação do ensino de graduação e suas implicações nos cursos ofertados pelo IFMA. À tarde, uma mesa redonda debateu os relatos e experiências sobre as Licenciaturas, Bacharelados e cursos Tecnológicos.

“Tivemos muito aprendizado a colaborar com a implantação dos cursos superiores em nosso campus, reforçando as práticas de extensão e pesquisa, utilizando o ensino híbrido, a ser previsto no projeto do curso”, considerou Rafael Ferreira. Ele destacou ainda as discussões dos participantes sobre a avaliação do ensino superior, bem como mecanismos para aumentar o índice geral e a média ponderada da nota de todos os cursos superiores do IFMA, e sobre as melhores práticas realizadas nos campi.