Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus marca presença em encontros institucionais
Início do conteúdo da página Notícias

Campus marca presença em encontros institucionais

Gestores da unidade do IFMA em Pedreiras participaram de reuniões para discutir políticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 18/05/2018 11h02
  • última modificação 18/05/2018 11h02

Engajado nos debates sobre o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto Federal do Maranhão, o Campus Pedreiras teve representação em reuniões técnicas de trabalho, realizadas este mês em São Luís.

No dia 2 (quarta-feira), o Encontro de Extensão 2018.1, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais (PROEXT), ocorreu no auditório da Reitoria do IFMA, e contou com a participação do chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI) do Campus Pedreiras, professor Antônio Carlos Oliveira Silva. “Debatemos vários temas ligados à Extensão nos campi, falamos diretamente com os servidores da PROEXT”, relatou o representante, destacando ainda o contato com outros servidores da rede de institutos federais, que trouxeram inovações relacionadas ao modo de fazer extensão.

Na programação, o encontro contou com três palestras: Timóteo Cantanhede, auditor do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tratou das oportunidades de aprendizagem profissional para cursos técnicos pelo programa Jovem Aprendiz; a diretora de relações internacionais do IFMA, Virgínia Freire, apresentou o processo de internacionalização nas ações de extensão; e o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Marcus Vinicius Arruda, abordou a captação de recursos para programas e projetos de extensão.

Ensino superior

Ao lado de Antônio Carlos Silva, o diretor de Desenvolvimento Educacional (DDE) do Campus Pedreiras, Rafael Pereira Ferreira, teve presença no 1º Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, que ocorreu nos dias 3 e 4 de maio, no Campus São Luís / Monte Castelo. Com o tema “A regulação do Ensino Superior”, o evento teve a participação de vários diretores de campi (nas áreas de Desenvolvimento Educacional e Ensino Superior), coordenadores de cursos superiores, chefes de núcleos (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) e de departamentos (Extensão e Relações Institucionais), ou unidades equivalentes.

“Marco regulatório da Educação Superior: contextos e desafios” foi o tema da palestra de abertura da programação, ministrada por Daniel Aragão Valentim, coordenador-geral de Credenciamento das Instituições de Educação Superior (CGCIES), da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC). Na tarde do primeiro dia, realizou-se a mesa redonda “Integração Ensino, Pesquisa e Extensão no IFMA: uma busca institucional”.

No segundo dia do evento, Paulo Roberto de Jesus Silva, chefe do Departamento de Ensino Superior da Pró-reitoria de Ensino (DESUP/PROEN) fez uma análise e levantou a discussão a partir do novo instrumento de avaliação do ensino de graduação e suas implicações nos cursos ofertados pelo IFMA. À tarde, uma mesa redonda debateu os relatos e experiências sobre as Licenciaturas, Bacharelados e cursos Tecnológicos.

“Tivemos muito aprendizado a colaborar com a implantação dos cursos superiores em nosso campus, reforçando as práticas de extensão e pesquisa, utilizando o ensino híbrido, a ser previsto no projeto do curso”, considerou Rafael Ferreira. Ele destacou ainda as discussões dos participantes sobre a avaliação do ensino superior, bem como mecanismos para aumentar o índice geral e a média ponderada da nota de todos os cursos superiores do IFMA, e sobre as melhores práticas realizadas nos campi.

Fim do conteúdo da página