Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Projeto desenvolve protótipos com materiais de baixo custo
Início do conteúdo da página Notícias

Projeto desenvolve protótipos com materiais de baixo custo

Usando materiais de baixo custo, alunos dos cursos técnicos desenvolveram protótipos de máquinas, equipamentos e processos.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 28/11/2016 10h23
  • última modificação 28/11/2016 10h25

oficinaexperimentospedreiras2016-1
O projeto intitulado “Oficina de Experimentos”, liderado pelo professor de Engenharia Mecânica, Edilson Marinho, vem trazendo uma prática inovadora na formação de profissionais na área técnica de Engenharia, exercitando o senso de criatividade, proatividade, capacidade de elaboração de projetos, uso sustentável dos insumos e matéria-prima, bem como a capacidade de fazer Engenharia com baixo custo. Alunos dos cursos de Eletromecânica e Petróleo e Gás do IFMA Campus Pedreiras desenvolveram diversos protótipos capazes de simular princípios físicos usados na Engenharia Mecânica, Elétrica e de Petróleo.

Por meio do uso da hidráulica, foi possível desenvolver protótipos de guindastes, guinchos, braços robóticos e escavadeiras; com o uso da elétrica, foi possível desenvolver um sistema de simulação de instalações elétricas, bem como o uso de painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica; e a partir de princípios da termodinâmica, foi possível elaborar protótipos de turbinas, motor a combustão Stirling, funcionamento da refrigeração e climatização doméstica, células combustíveis, fornos solares, entre outros.

“Isso mostra que é possível, com um pouco de força de vontade e criatividade, desenvolver novas metodologias capazes de motivar e ensinar aos discentes no âmbito da educação técnica profissional nas áreas da Engenharia”, pontua o professor Edilson Marinho.

Fim do conteúdo da página